23 de dezembro de 2015

Mentirosos - E. Lockhart





Nome: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272







 Sinopse

 Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.


 Opinião

 Quando peguei Mentirosos, olhei a capa e li a sinopse, não me interessei muito pela história. Admito que só comprei por causa da indicação da Pam Gonçalves.

 E eu amei.

 Mentirosos é narrado em primeira pessoa, pela Candence. Ela é a neta mais velha dos Sinclair, uma família rica e tradicional dos Estados Unidos. Os Sinclair são finos, loiros, magros, discretos, e, além de tudo, extremamente tradicionais. Casam apenas com pessoas igualmente loiras e magras, e vivem nesse ciclo tradicional e enjoativo, mas que é confortável para eles.

 Todos os verões, a Candence vai com a mãe dela para uma ilha particular dos Sinclair, onde mora Harris, avô de Candence e o patriarca da família. Nessa ilha, também vão as duas outras filhas de Harris e seus filhos. Candence se junta com os primos, Johnny e Mirren, e com Gat (que é sobrinho do marido de uma das filhas de Harris), e formam os Mentirosos.

 Cada um dos Mentirosos tem uma personalidade. Candence é poética, romântica, impulsiva. Johnny é irônico, frio, e mesmo assim carinhoso. E Gat. ''Meu Gat.'', como dizia Candance. Gat era indiano, tinha uma pele morena e tinha conceitos diferentes dos Sinclair. Não acreditava em Deus. Não queria riqueza, queria conhecimento, Ele, sem nenhuma dúvida, era meu personagem preferido. Ele e Candence se amavam. Era perigoso. E, mesmo assim, Gat a colocava sempre em primeiro lugar.

 No Verão dos Quinze, que é como apelidaram o verão que eles passaram na ilha quando tinham 15 anos, Candence sofreu um acidente. Não se lembra como e nem por que. Não se lembra quem ajudou ela, quem a encontrou. Tinha enxaqueca, tomava remédios, e amnésia.

 Qualquer coisa que eu falar sobre a história a partir de agora será um spoiler imenso. Então, vamos pular para qual foi realmente minha opinião.

 Até mais ou menos a metade do livro, eu não estava entendendo nada. Sabia da trama principal, mas ainda não tinha me familiarizado com nenhum personagem e trocava o nome de todo mundo. Quando finalmente a E. Lockhart contou qual foi o acidente, as coisas começaram a acontecer rápido demais (e, ao mesmo tempo, lentas demais) e foi quando eu realmente disse ''esse livro é uma das coisas mais fantásticas que eu já li na minha vida,''

 Tudo vai se encaixando. As memórias da Candence, as lembranças, os segredos. Nós acompanhamos todo o desenrolar da história, não só torcendo para a principal, mas para os Mentirosos. A família Sinclair, apesar de ser vista como fina e rica, esconde muitos segredos. As tias brigam pela herança das casas da ilha. As titas bebem. Harris é racista e preconceituoso. Seu único amor de verdade são suas terras.

 É ridículo. É injusto. E por isso, os Mentirosos fazem o que fazem no livro. Eles estão cansados de viver em uma mentira.

 A narrativa é poética e inspiradora. Nos dá frases em cada parágrafo, por isso meu livro acabou inteiramente cheio de post-its. A história nos faz refletir, pelo modo de vida da sociedade, tão tradicional e enjoativo. Nos faz ter mais esperança ainda nos jovens, pois eles são a salvação desse mundo doente. 

 Mentirosos é um livro mágico, que eu recomendo para todos. Você vai terminar de ler ele com uma cabeça mais aberta para mudanças e diferenças. Ele é lento no começo, mas o final é de tirar o fôlego. Eu lhe dou as minhas mais orgulhosas e brilhantes 5 estrelas. <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...