12 de novembro de 2015

Maze Runner: Prova de Fogo - James Dashner






Nome: Prova de Fogo
Autor: James Dashner
Páginas: 397
Editora: V&R







  Sinopse

  Depois de superarem os perigos mortais do labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite com gritos lancinantes das criaturas disformes - os Cranks - que ameaçam devorá-los vivos.
Antes do amanhecer, os Clareanos descobrem que a salvação na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam.


  Opinião


  Quem me acompanha nas redes sociais viu o quanto eu fiquei apaixonada por Maze Runner: Correr ou Morrer. E quando Prova de Fogo chegou em minhas mãos, eu praticamente devorei o livro.

 Primeiro, um aviso para os loucos por ação: por mais incrível que pareça, Prova de Fogo tem menos ação que o primeiro livro. Claro, os Clareanos estão no Deserto, correndo o perigo de serem devorados por Cranks, mas isso não é exatamente ação. Na verdade, admito, teve horas no livro que eu fiquei entediada. Mas foram apenas milésimos. Logo depois, o James Dashner voltava com a ação que só ele é capaz de escrever. 

 O quanto o livro não tem em ação, tem em reviravolta. Prova de Fogo é praticamente uma novela mexicana. São inúmeras reviravoltas que nos deixam irritados, felizes, assustados. Personagens em que confiávamos acabam sendo os traidores. Personagens que odiávamos agora viraram nossos favoritos. Não sabemos mais em quem confiar. 

 A coisa que eu mais gostei no livro foi o fato de Thomas ter madurecido muito. No primeiro livro eu o achava meio lerdo, até chato, uma pessoa que não tem senso de humor. Ele continua sem muito senso de humor, mas pelo menos ficou mais ágil. Agora ele consegue decidir por conta própria o que fazer, sem precisar do Líder para mandar ele fazer algo.

 Falando no Líder, foi o ponto que eu realmente não gostei no início. Minho, o Líder, estava muito, mas muito irônico nesse livro. Tão irônico que chegava a ser arrogante. Uma coisa que me incomodou no começo, porque no primeiro livro ele era muito mais calmo. Ao longo de Prova de Fogo, fui me acostumando ao seu jeito mais arisco e ás vezes até ria de algumas de suas patadas.

 Tirando um ponto aqui e um ali, eu amei o livro. Dei 4.5 estrelas (tirei uma meia estrela por alguns motivos que eu citei aqui), mesmo de doendo um pouco o coração. Estou muito ansiosa para ver o filme, mas o único problema é que dizem que é muito diferente do livro. Já estou vendo que vou me irritar um pouco, haha 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...