28 de agosto de 2015

Ladrão de raios - Rick Riordan





Nome: Ladrão de raios
Autor: Rick Riordan
Páginas: 387
Editora: Intrinseca
Gênero: Fantasia





  Sinopse

  Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


  Opinião

  Sempre gostei de mitologia grega. As inúmeras histórias de deuses, monstros, profecias, tesouros, armas e outras coisas, desde criança me deixavam maravilhada e apaixonada. Foi quando conheci Percy Jackson. 

  Percy é um personagem de altos e baixos. Ás vezes, temos muita pena dele, pelo seu padrasto idiota, seu relacionamento com o pai biológico, sua mãe adorável e frágil. O problema é o jeito que o Rick Riordan descreve o personagem. Como um garoto de 12 anos, que tem defícit de atenção e que sente a ausência do pai, Percy deveria ser um garoto deprimido, estressado e sem um vocabulário tão grandioso. Mas não. Rick colocou Percy como um garoto corajoso, destemido e pertinente. 

  O mais interessante do livro inteiro são os acontecimentos. O autor pegou casos que já aconteceram (como a luta de Perseu com o Minotauro) e encaixou esses casos na história que ele mesmo criou. Achei isso muito inteligente. O livro, além de trazer uma história original, traz muitos ensinamentos sobre deuses e histórias do Olimpo. E ainda por cima existe o relacionamento do protagonista com os deuses, que é muito engraçado, principalmente com Ares, o deus da guerra. O autor conseguiu encaixar deuses, monstros e lendas, em uma simples de história infanto-juvenil. É de se apaixonar.

  A narrativa é envolvente. Como há vários mistérios, um atrás do outro, você fica ansioso para saber o quê vai acontecer em seguida. Quem roubou o raio? Como Grover, Annabeth e Percy vão sair dessa confusão? E, nisso, Rick acertou em cheio. A fantasia e o mistério envolvidos no livro se encaixam muito bem!

  Classificação: ****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...