7 de agosto de 2015

A extraordinária garota chamada Estrela - Jerry Spinelli





  Nome: A extraordinária garota chamada estrela.
  Autor: Jerry Spinelli.
  Editora: Gutenberg
  Páginas: 189





  Sinopse

  A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola.
No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum.
Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.
  
  Opinião
  A extraordinária garota chamada Estrela (stargirl) é um livro bastante famoso nos Estados Unidos. Inclusive é usado para discussões em sala de aula, sobre o bullying, aceitação e amor verdadeiro.
  Não me surpreende que ele seja tão bom.
  Jerry, o autor, primeiro nos apresenta o Leo. Que é um garoto normal, considerado ''popular'' na escola e que vive sua vida monótona; casa, escola, amigos, casa, dever de casa, dormir. Ele está cursando o ensino médio de Mica, que é o nome da escola. E vê sua vida mudando completamente quando Estrela aparece na escola, surpreendendo a todos. Ela usa vestidos ''hippie'', tem um rato de estimação chamado Canela, bate palma para o sol, faz meditação, e isso é o que a transforma em extraordinário.
  Mas, claro, os estudantes da escola não sabem lidar com isso. Eles também vivem suas vidas monótonas. No começo, começam até a especular que talvez Estrela seja uma atriz contratada pelo diretor para levantar o astral da escola, mas depois de um tempo a ''novata'' passa a ser adorada. Começa uma revolução de liberdade de estilo. Todos querem ser diferentes. Colocam roupas coloridas, deixam seus cabelos do jeito que querem, cantam músicas que antes nunca eram tocadas, e finalmente, são diferentes.
  Mas como toda boa ''modinha'', o jeito de liberdade de Estrela é logo esquecido. As pessoas voltam a prestar atenção em suas vidas monótonas de novo. Mas Leo, nosso protagonista, se apaixona mais por Estrela. E, para ela não sofrer mais com o bullying, ele começa a tentar uma coisa que também pode destruí-la: transformá-la em uma pessoa normal.
  O livro nos passa uma mensagem de originalidade e de uma sociedade chata, que tem medo do novo. Logo me identifiquei com Estrela. Ela vê a magia nas pequenas coisas, que a maioria de nós não presta atenção, e despreza a ostentação das coisas maiores e fúteis. Esse livro poderia sim, com certeza, ser considerado um pouco de distopia. Pois Jerry nos apresenta com uma narrativa incrível e muito envolvente, a real razão e o real significa do quê é o amor adolescente e o quê é ser diferente. 

  
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...