23 de julho de 2015

Extraordinário - R.J. Palacio

  


  Nome: Extraordinário
  Autora: R. J. Palacio
  Páginas: 313
  Editora: Intrínseca
  Gênero: Drama, Sick Lit (I think)






  Sinopse

  August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


  Opinião

  
  Simples, lindo e tocante. Pronto, eu resumi Extraordinário. 

  A R.J pegou assuntos pesados, como o Bullying e a deformação facil, e transformou em uma pérola. É narrado com tanto amor e ingenuidade do Auggie que nós leitores ficamos com vontade de entrar no livro e cuidar do protagonista, de protegê-lo que qualquer pessoa que tentasse machucá-lo.  ''Vai ficar tudo bem, querido'', eu sussurrei para o livro, ''vou te proteger desses idiotas''.

  A família do Auggie é realmente extraordinária. Entre o pai, a Via, a cachorrinha, a minha personagem favorita é a mãe dele. Ela é doce, meiga e incrível. E não é por quê ela tem uma banda de rock, deixa os filhos fazerem tudo o que quiserem e fala palavrão. Não. É por quê ela cuida tão bem do Auggie, protege ele tão bem, ela representa o que os leitores querem fazer: cuidar do protagonista. Ela resolve tudo com frases e palavras doces, além de fazer o filho rir. O pai dele também é igualmente parceiro e faz de tudo para ajudar a família. E tem a Via, a irmã mais velha do Auggie. Ela é levemente problemática, ás vezes fica com medo pois os pais protegem mais o irmão, mas ela entende. Via é uma segunda mãe para o irmão, pois ela brinca com ele, ri com ele, protege ele...

  Mas o mais legal do livro inteiro é a mensagem final. A mensagem de amor, simplicidade e paz que ele passa é significante na vida de todos que já leram. Ele é para qualquer idade. Criança, adolescente, jovem adulto, adulto e idoso; a pessoa apenas precisa ter um coração e sentir o livro.

2 comentários:

  1. é um dos meus favoritos, ele e 'Colin Fischer', são livros que fazem você pensar sobre as diferenças, o amor, a amizade, o bullying, tolerância, coisas tão presentes e ao mesmo que fazem falta quando não se entende o que realmente querem dizer.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li ''Colin Fischer'', mas já vai para a minha longínqua lista de livros que eu quero!

    Realmente, adoro esse tipo de livros que abrem nossos olhos para assuntos tão presentes mas que não prestamos atenção. Acho que o mundo precisa de mais livros como esses.

    Obrigado pelo carinho, beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...